Sem filtro - Quais são os melhores tratamentos para varizes (1)

Quais são os melhores tratamentos para varizes?

As varizes são veias que se dilatam e se deformam conforme vão crescendo. De coloração azulada ou roxa, elas coçam e causam desconforto e inchaço.

Na maioria das vezes aparecem nas pernas ou nos pés. As causas são diversas, podendo ter origem por disposição genética, veias fracas ou bloqueadas, idade, entre outros fatores.

O incômodo cada vez mais crescente com as varizes tem sido motivo para os tratamentos se tornarem cada dia mais comuns. Estética, desconforto, coceira e dor são razões pelas quais as pessoas optam por eles.

Melhores tratamentos para varizes

1 – Laser

O laser é alternativa de tratamento para diversos fins. Para tratar varizes ele também é eficaz. Como o laser funciona?

No consultório deve ser aplicada uma luz de resfriamento para anestesiar o local, ou uma pomada anestésica. Posteriormente, a luz do laser em contato com a pele causa algumas lesões nas células dos vasos sanguíneos e acelera o processo de cicatrização da parede venosa (fibrose), deixando a passagens dessa parede inativas.

Com esse procedimento é notável a diminuição das varizes. Tanto a pele negra quanto a pele clara reagem muito bem. O laser não agride tecidos que ficam ao redor das varizes, preservando, assim, a sua saúde.

2 – Espuma ecoguiada

Uma das técnicas mais modernas para tratar varizes. É aplicada uma espuma na parede das veias, penetrando-as, corrigindo o excesso de dilatação, a causadora de dor, desconforto, coceira e “hematomas” na pele.

Por meio de um ultrassom, o médico é guiado por dentro da pele. Assim, a aplicação da espuma é feita no lugar correto. Trata-se de uma substância esclerosante, que será aplicada na quantidade que o médico julgar necessária.

Esse procedimento pode ser realizado em diferentes tons de pele. É indicado, principalmente, para quem tem varizes mais dilatadas e profundas.

3 – Radiofrequência

Através de um pequeno corte na pele, o médico introduz um cateter aquecido na parede da veia. Esse cateter esquentado produzirá a energia da radiofrequência, que atingirá as células de colágeno, promovendo o encolhimento das fibras.

Por meio do calor, o diâmetro da veia é reduzido, o que também causa a secagem das varizes. É um procedimento que necessita de anestesia local, por ser um pouco invasivo, uma vez que é preciso fazer uma pequena incisão. No entanto, a recuperação é rápida e volta-se às atividades normais em poucos dias.

Ao menor sinal de varizes, consulte seu médico: quando o tratamento se inicia no começo do surgimento do problema, as chances de retardar-se e curar-se são maiores.

Quer saber mais? Clique no banner!